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Confira como funciona o processo de distribuição de mercadorias e suas particularidades

O processo de distribuição de mercadorias refere-se à movimentação física e à transferência de produtos desde o ponto de origem até o ponto de consumo, ou seja,  é a atividade necessária para levar produtos do fabricante ao consumidor final.  

Neste sentido, esse processo pode contemplar diversos estágios e atividades, cada um dos quais desempenha um papel fundamental na eficiência e eficácia da distribuição.  Logo, esse processo é considerado essencial para garantir que os produtos estejam disponíveis no local certo, na quantidade certa e no momento certo. 

Diante disso, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o processo de distribuição de mercadorias e suas particularidades. Confira:

O que é o processo de distribuição de mercadorias?

O processo de distribuição refere-se ao conjunto de atividades que abrangem a gestão das mercadorias, desde o momento em que elas saem da fábrica, direto da linha de montagem, até a entrega ao cliente que as encomendou. 

Sendo assim, esse é o processo de planejamento, implementação e o controle de fluxo de produtos, informações e recursos desde a origem até o ponto final, com o objetivo de atender às exigências dos clientes de modo eficiente e econômico.

Neste sentido, a distribuição geralmente inclui a gestão de armazenamento, transporte, embalagem, manuseio, entrega dos produtos e prestação de contas. Por isso, é fundamental garantir a satisfação do cliente e o sucesso das operações.

Como funciona a logística de distribuição?

De maneira geral, o processo de distribuição funciona de forma a otimizar a distribuição das mercadorias e torná-la mais rápida, mais segura e, até mesmo, mais barata.

Dessa forma, para cumprir esse objetivo, é crucial seguir determinado fluxo e conjuntos de práticas que envolvem áreas da empresa, como por exemplo, o marketing e o comercial. Lembrando que, cada área define as melhores maneiras de se comunicar com o cliente e entender suas demandas.

O processo de distribuição de mercadorias pode ser gerenciado internamente pela própria empresa ou terceirizada para uma empresa especializada em logística.

Contudo, em qualquer um dos casos, é importante considerar estratégias que visam garantir a eficiência da operação e a satisfação do cliente.

Particularidades do processo de distribuição de mercadorias

Esse processo envolve diversas particularidades relacionadas à praticamente todas as etapas das operações logísticas. Desse modo, podemos destacar como as principais:

Armazenagem:

  • Recebimento e armazenamento de mercadorias.
  • Controle de inventário para garantir disponibilidade.
  • Gestão de armazéns, que pode incluir armazéns próprios ou serviços de terceiros.

Embalagem:

  • Preparação das mercadorias para o transporte.
  • Embalagem adequada para assegurar a integridade do produto durante o transporte.

Gestão de Estoque:

  • Monitoramento contínuo do estoque nos pontos de venda.
  • Reabastecimento para evitar faltas de estoque.

Gestão de Pedidos:

  • Processamento eficiente de pedidos.
  • Uso de tecnologias como sistemas de gerenciamento de pedidos (ERP) para automação.

Cross-docking:

  • Prática em que os produtos são recebidos no centro de distribuição e enviados imediatamente sem necessidade de armazenamento.
  • Reduz o tempo de espera e os custos associados ao armazenamento.

Tecnologia e Automação:

  • Utilização de tecnologias como RFID, sistemas de rastreamento, automação de armazéns, por  exemplo, para melhorar a eficiência.

Distribuição Física:

  • Descarregamento das mercadorias nos pontos de venda ou centros de distribuição.
  • Transferência de mercadorias para os pontos de venda finais.

Portanto, compreende-se que a eficácia do processo de distribuição é primordial para o sucesso de uma empresa, uma vez que afeta diretamente a satisfação do cliente, os custos operacionais e a competitividade no mercado. Dado que, as empresas na maioria dos casos, precisam ajustar e otimizar seus processos de distribuição a fim de atender às demandas em constante mudança do mercado.